Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (13, 11, 10 e 2 anos).

A receita de fevereiro - Frango no forno

28.02.18 | Bruxa Mimi

Tal como em janeiro, no penúltimo dia do mês, ou seja, ontem, experimentei uma receita pela primeira vez.

 

Ao contrário da receita de janeiro, esta não foi feita na Bimby, e quem ma deu foi a minha irmã Margarida. É uma receita que ela faz muitas vezes ao domingo, por ser uma refeição de que todos, em sua casa, gostam (a única que é complicada para comer é a Mel, a mais nova, mas é bom que tanto as irmãs Alfazema e Poppy, como os pais, apreciem a comida, não é?) e também por ser muito simples de preparar.

 

Ingredientes

1 kg de pernas de frango*

batatas** lavadas com casca e cortadas (tamanho aproximado: meia tangerina - tentar que fiquem com tamanhos semelhantes)

azeite q.b.

 

Preparação

1. Retirar os tabuleiros do forno.

2. Ligar o forno (200ºC).

3. Colocar o frango e as batatas (à volta do frango) no tabuleiro do forno que for mais adequado.

4. Deitar azeite por cima do frango e das batatas, espalhando-o com um pincel (exclusivo para uso culinário!) ou com uma colher. O tabuleiro deverá ficar com azeite, por isso convém ser generoso com o azeite que cobre o frango e as batatas.

5. Colocar o tabuleiro no forno, ao centro (em altura), com ventilação por todo o forno (tracinho por cima e tracinho por baixo, nas opções do forno).

botao_do_forno.jpg

 (botão parecido com isto)

 

6. Uma hora depois, desligar o forno. Eu deixei ficar o tabuleiro mais meia hora no forno, com a porta do forno entreaberta. (Só fiz isto porque ainda faltava mais de meia hora para começarmos a jantar.)

 

Esqueci-me de fotografar o tabuleiro antes de começarmos a comer, mas dá para ver o aspeto nesta fotografia:

WP_20180227_20_07_23_Pro.jpg

 

Avaliação: ficou bom, especialmente o frango (do meu ponto de vista), pois ficou muito macio e saboroso. A Varinha não gostou particularmente deste prato, mas hei de fazer mais vezes...

 

Observações

*Se o frango for comprado num talho, vem com vestígios de penas. Então, convém limpar o frango, tirando as penas com papel de cozinha e lavando o frango. Segundo me disseram, no supermercado Lidl (e possivelmente noutros, mas a minha irmã Margarida mora perto de um Lidl, e é desse que eu sei) encontram-se embalagens de pernas de frango prontas a cozinhar (poupando trabalho e tempo, mas não necessariamente dinheiro...)

**A minha irmã não me disse a quantidade de batatas e eu não sei quantas usei, mas a ideia é preencher o tabuleiro com as batatas, depois de colocar o frango

***Não pus sal, mas podem pôr!