A serra e os selos
Nos dias anteriores ao nascimento do Little Mário (LM), e na semana que se seguiu, os meus pais ficaram em casa do meu irmão para ajudarem no que fosse preciso. Penso que a ajuda foi necessária sobretudo no que diz respeito à mana mais nova do LM (a que é um ano - e um dia - mais velha do que a Magia).
Entretanto, na passada sexta-feira os pais da minha cunhada vieram de longe (ela não é portuguesa) para conhecer o neto mais novo e passar umas semanas com eles, ajudando no que puderem. Os meus pais voltaram para casa (que não dista muito da do Mário).
Hoje telefonei para casa dos meus pais, por volta das 13 horas, e ninguém atendeu. Pensei: "Foram almoçar fora e passear, provavelmente."
Quatro horas mais tarde voltei a ligar. Não atenderam. Telefonei para casa da minha irmã Mafalda (que mora no prédio ao lado do dos meus pais), para ver se estavam lá. Ninguém atendeu. Tentei falar com a minha mãe através do Whatsapp. Não consegui que a chamada fosse realizada, sequer. Liguei para o telemóvel, numa chamada normal. Tocou e logo a seguir apareceu "Chamada terminada" (ou, para ser mais realista, "Ended"). Pensei que me tivesse rejeitado a chamada por estar no médico ou algo do género.
Mas eu ainda não estava pronta para desistir. Telefonei para o telemóvel da Mafalda (os meus pais muitas vezes estão com a Mafalda e o Mafaldo). Finalmente alguém me atendeu!
Mafalda: 'Tou?
Eu: Sim. É a Mimi.
Mafalda: Eras tu que estavas a tentar falar com a mamã?
Eu: Sim. Ela está aí?
Mafalda: Sim. Nós estamos na montanha e é muito difícil ter rede. Estás-me a ouvir?
Eu: Sim, perfeitamente.
Mafalda: Vou passar à mamã.
Avó Bruxa: Olá. Estamos na montanha. Daqui a uma meia hora chegamos ["Em que montanha é que eles estão para estarem em casa meia hora depois?", pensei eu] e eu depois ligo-te. Viemos à Serra da Estrela...
Eu: Aahh - daqui a meia hora chegam ao sítio onde vão ficar!...
Avó Bruxa: Sim, é isso. Viemos à Serra por causa dos anos do Mafaldo [Mas podiam ter ido por outro motivo qualquer, que passear é com eles - sim, há aqui um bocado de dor de cotovelo à mistura...]. Ele faz anos na quinta-feira.
Eu: Eu sei perfeitamente que o Mafaldo faz anos no dia 25. E quando é que voltam para casa?
Avó Bruxa: Na sexta-feira.
Eu: Está bem. Divirtam-se! Beijinhos.
Avó Bruxa: Beijinhos. Vou passar [o telefone] à Mafalda.
Mafalda: Mimi, por acaso vocês ainda têm selos do Continente?
Eu: Sim, o Rogério foi às compras no fim de semana e trouxe mais uns selos.
Mafalda: Boa! É que a campanha acaba no fim do mês. Mas com esses selos devo conseguir ficar com a coleção toda. Obrigada!
Eu: De nada.
Mafalda: Então quando regressarmos a casa na sexta passamos aí. Pode ser?
Eu: Sim.
Qualquer semelhança com outra conversa ao telefone não é coincidência...