Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (17, 15, 14 e 6 anos).

23.05.18

A vacina do sarampo


Bruxa Mimi

No dia 11 levei a Magia à USF (Unidade de Saúde Familiar) para receber as vacinas dos 12 meses.

 

Não sou nada mariquinhas nisto das vacinas, mas confesso que fiquei um bocadinho chocada quando a enfermeira me disse que ela iria levar três injeções no braço. Quando os mais velhos fizeram um ano, não levaram três. A enfermeira explicou-me que uma das vacinas antes não fazia parte do PNV (Programa Nacional de Vacinação) e por isso é que agora eram três. Eles levaram essa terceira, só que desfasada das "obrigatórias" - o que, sinceramente, me parecia boa ideia.

 

A enfermeira perguntou-me se a Magia tinha alergia ao ovo. Eu disse que a reação à gema não tinha sido pacífica e que iria, no dia seguinte, na consulta com a pediatra, abordar o assunto. A enfermeira disse, então, que era melhor aguardar a opinião da pediatra, antes de dar a vacina do sarampo (conhecida assim, mas que na verdade é contra várias doenças e por isso se chama VASPR, as iniciais dessas doenças), já que um dos constituintes da vacina (um excipiente, parece que é assim que se chama) é algo que pertence ao ovo.

 

O que se passou depois, quanto ao ovo, já vos contei.

 

Na segunda e na terça esqueci-me de marcar a vacina. Podia levar a Magia sem fazer marcação, mas iria ficar muito mais tempo à espera, por isso não a levei.

 

Hoje, às oito e pouco, telefonei a marcar e sabem para quando é que consegui? Para hoje, ao meio-dia (fui eu que escolhi esta hora, mas podia ter sido mais cedo)!

 

Desta vez, a enfermeira era a nossa enfermeira de família (no outro dia estava de férias), que eu ainda não conhecia. Ela disse-me que a questão do ovo já não era relevante, na versão atual da vacina, mas não deixou de ver a "autorização" da médica para levar a vacina "no centro de saúde".

 

A Magia, como habitual, chorou durante a injeção e parou pouco depois. Passado um bocado, já estava como se não fosse nada. 

 

As possíveis reações a esta vacina é que são bastante piores do que as possíveis reações às outras duas que ela levou no dia 11 (e às quais não teve qualquer reação). Veremos como correm as coisas...

2 comentários

Escrever palavras mágicas