Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (17, 15, 14 e 6 anos).

24.08.18

Desafio das 52 semanas - semana 34


Bruxa Mimi

52.0.JPG

Semana 34: Livros que eu acho que toda a gente deveria ler.

Por obrigação, nenhum.

 

Eu sei, eu sei... Há um Plano Nacional de Leitura com listas e listas de obras de leitura recomendada e outras obrigatórias em determinados anos de escolaridade e agora venho eu armada em esperta dizer o contrário?

 

Eu li livros por obrigação, na escola, e pouco prazer tive nisso, muito sinceramente. Mesmo sendo uma leitora bastante ávida (mas não muito intelectual, assumo sem pudor).

 

Como professora, sempre gostei de ler para os meus alunos e sempre achei fundamental fazê-lo, para reduzir, na medida do possível, a diferença entre os alunos com experiência familiar de leitura e contacto com livros e os que chegavam à escola com vivência nula nesse campo (a frequência do jardim de infância tem sido fundamental neste processo de enriquecimento cultural das crianças - sobretudo quando se valoriza mais o tempo das histórias do que o tempo das fichas de "preparação para o primeiro ano").

 

Encantam-me os bons livros para crianças. São tantos, felizmente!

Divirto-me com livros de aventuras (mas não de ficção científica - não tenho paciência para esses).

Gosto de conhecer as histórias que os vários livros da Bíblia contam e de retirar deles algum ensinamento para a vida (já fiz mais isto do que faço atualmente - exceto relativamente às leituras da missa dominical, que habitualmente  lemos e exploramos em família, na véspera).

 

Livros para crianças que recomendo, sem ir ver os que tenho, nem pesquisar, ou seja, simplesmente os que me vêm à cabeça:

  • todos os da Bruxa Mimi, com texto de Valerie Thomas e ilustrações de Korky Paul;
  • todos os da Princesa Poppy (não sei os autores);
  • «Histórias para meninos "Não quero"», de Vanda Gonçalves (não sei quem ilustrou - se calhar foi ela, mas acho que não);
  • BD: Lucky Luke, Astérix, Os Estrumpfes;
  • com segurança, posso recomendar, mesmo sem ter lido todos, todos, qualquer livro escrito por: 
    • Luísa Ducla Soares;
    • José Jorge Letria;
    • Alice Vieira
  • Colégio das Quatro Torres; Colégio de Santa Clara (as gémeas); muitos livros de aventuras escritos por: Enid Blyton.

 

Não recomendo: os livros do Ruca. Não fazem mal a ninguém (eu que o diga, que os meus filhos ouviram muitas histórias - inclusive lidas por mim múltiplas vezes - e sobreviveram), mas... há tantos livros melhores! E não ajuda recordar-me da voz irritante do Ruca e da voz delico-doce da mãe, nos desenhos animados (que os meus filhos também viram, sim!)...

 

O post já vai extremamente longo, para o que é habitual em mim neste desafio, pelo que só vou acrescentar, para crianças mais crescidas e jovens (e adultos comme moi):

  • a coleção da Anne of Green Gables (não sei se existem traduzidos em português, para além do primeiro) e, claro,...
  • a coleção do Harry Potter!

Resultado de imagem para histórias para meninos não quero

2 comentários

Escrever palavras mágicas