Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (17, 15, 14 e 6 anos).

05.07.20

Mais uma conquista da Magia

br, cr, pr...


Bruxa Mimi

É muito normal uma criança com três anos dizer "paia" em vez de "praia", "banco" em vez de "branco", etc.. A Magia tinha noção que não dizia bem essas palavras, ao contrário de muitas outras que ela mesma referia "já conseguir dizer bem".

A primeira palavra destas com "pr, cr, br, etc." (de que nos apercebemos, pelo menos) foi "prato", à mesa da refeição. Ela já percebia bem que "pato" e "prato" não eram a mesma coisa - pronunciar a diferença é que era mais complicado. Por isso, quando disse "prato", a própria Magia chamou-nos a atenção para o facto de estar a dizer "prato" - o que ainda foi mais delicioso de testemunhar, isto é, a sua consciência e satisfação por estar - finalmente - a pronunciar "prato" corretamente.

Depois, não foi difícil levá-la a experimentar outras palavras com "pr" - ou semelhante - aliás, uma das primeiras experiências foi a Magia que decidiu: "branco". Este acontecimento foi há dois ou três dias. Desde então, sem termos andado a "massacrar" a miúda, já a ouvi pronunciar corretamente as palavras seguintes (e provavelmente outras):

prima, primeiro, primavera, preto, criança, preparar, prata, brincar, brincadeira, abrir, abram (na canção do Noddy).

Curiosamente, propus à Magia que dissesse algumas palavras com "tr", mas não conseguiu pronunciar nenhuma corretamente. Lá chegará (sem a mínima dúvida)!

 

É melhor trazerem-me um babete.

13 comentários

Escrever palavras mágicas