Maria VS Nossa Senhora
Numa visita de estudo, a guia, excelente animadora, explicou que Maria era muitas vezes pintada com um vestido cor-de-rosa e um manto azul, "antigamente" - e em muitos quadros do museu se poderia comprovar.
Mais tarde, ao pé de um quadro que representava uma linda senhora, as crianças disseram que era Maria. Então, a guia recordou-lhes o que tinha dito sobre as cores da roupa de Maria e "explicou-lhes" que aquela não era Maria, mas sim "Nossa Senhora da Misericórdia"... A guia até lhes explicou bem - tendo em conta a idade deles - o que era a misericórdia e o que significava o quadro, só lhe escapou que a Nossa Senhora da Misericórdia era - e é - Maria!
Achei por bem não corrigir a guia - excelente, de resto - à frente da turma, mas pensei dizer-lhe no fim da visita, em privado, só que esse momento acabou por não surgir, devido ao adiantado da hora. E agora fiquei a pensar em todas as crianças que vão ouvir que a Nossa Senhora da Misericórdia não é Maria (e a sentir-me culpada por isso!)...