Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (18, 16, 15 e 7 anos).

28.09.25

Reposicionamento justo

O que é isso?


Bruxa Mimi

A carreira docente é composta por 10 escalões. Quando, no século passado, eu entrei para a carreira (isto é, para um quadro de vinculação ao Estado) também era composta por 10 escalões. Mas os escalões não são os mesmos que eram... e por isso é que eu estava no 5.º escalão em 2005 e agora (2025) estou... no 5.º escalão!

Com as várias restruturações que os vários governos foram fazendo à carreira, o 10.º escalão ficou, na prática, impossível de alcançar, pela maioria dos docentes da minha faixa etária ou próxima dela. Isto, claro, se formos finos e esquisitinhos e não quisermos dar aulas com 80 anos!

O reposicionamento é a colocação de cada docente no escalão da carreira atual a que corresponde o seu tempo  de serviço efetivo.

Assim, venho apelar a que assinem uma Iniciativa Legislativa de Cidadão que visa fazer justiça elementar:

que todo o tempo de serviço prestado seja contado na íntegra, para todos (atualmente, para uns, conta tudo, para outros, não - digam-me lá se isto faz algum sentido!)

- Claro que não faz sentido, Mimi! - dizem uns.
- Mas é claro que vamos assinar, Mimi! - dizem outros. - Mas podemos? Não somos professores...                  

Meus queridos amigos, qualquer cidadão português com 18 anos ou mais pode assinar a iniciativa e é tão, tão fácil! ✅😎

Começo por partilhar a maneira mais rápida: um formulário do Google, que se preenche num minuto! 

https://tinyurl.com/reposicionamento

Também se acede ao mesmo formulário através deste Código QR:

qr_code_forms_2.jpg

Para os mais audazes, partilho também a maneira mais complexa: a assinatura na plataforma da Assembleia da República (AR). A grande vantagem desta forma de assinar é a assinatura ficar automaticamente validada. Mas implica mais passos, é verdade... Vou tentar ser clara nestes passos!

1️⃣Na pesquisa do Google, escreve: "reposicionamento justo". A opção para selecionar é a que mostro na imagem (a do site da AR).

 

pesquisa_google.jpg

https://participacao.parlamento.pt/initiatives/5195


2️⃣ No site da AR, clica em "Assinar" (retângulo do lado direito). Na janela que aparece a seguir, clica em "Confirmar".

AR_1.jpg

 

AR_2.jpg


3️⃣Depois, em "Entrar na Plataforma", se não tens conta no site da AR (o mais provável), clica em "+Registar", para criares conta no site. Sem essa conta, não poderás assinar na plataforma. (Não tentes entrar com a password do teu email - vai correr mal e depois dizes que é muito difícil! Mais vale assinares no Google Forms...). (Se já tens conta, deves saber como fazer. Se tens conta, mas não te lembras como funciona, mais vale assinares no Google Forms...)

AR_3.jpg



4️⃣Em "Registo na plataforma", preenche apenas os campos obrigatórios (são poucos e estão assinalados com * - mais explicações a seguir às imagens). Atenção: onde diz "Password" e "Confirmação", tens de criar  e repetir uma palavra-passe específica para o site da AR. Não escreves a password do teu email!!!

 

AR_4.jpg

AR_5.jpg

E-mail* ➡️ o teu, pessoal
Password* ➡️ nova
Confirmação* ➡️ igual à anterior
◽➡️ Clicar em Autorizo a utilização dos dados fornecidos nos termos aqui definidos e para os fins expostos.*
Nome completo* ➡️ tal como está no Cartão de cidadão ou Bilhete de Identidade
Data de nascimento* ➡️ no formato dd-mm-aaaa (aparece um calendário para selecionar, mas podes ser tu a escrever)
Tipo de documento de identiificação* ➡️ se não for o Cartão de cidadão, seleciona o que é
Número do documento de identificação* ➡️ o número principal, sem os "extra"
Data de validade do documento de identificação ➡️ formato dd-mm-aaaa (só não se preenche se for vitalício)

Clica em "💾 Registar".

5️⃣ Para concluires a criação da conta no site da AR, vai ao teu e-mail (o que escolheste, no passo anterior).
Vai lá estar um email a dizer "no-reply qualquer coisa". Abre o email e clica na palavra "aqui". Ao clicares, vais voltar ao site da AR.

6️⃣ No site da AR, fecha a janela verde que confirma a criação da conta (clicando na cruz), porque essa janela pode estar a tapar o que vem a seguir.

7️⃣ Clica em "Iniciativas Legislativas" (isto estava tapado pela janelinha verde, não estava? Pois...). 

AR_6.jpg


A Iniciativa do reposicionamento aparece em cima, à esquerda. Clica nela.

AR_7.jpg

Agora, clica em "Assinar" (parece que voltaste ao passo 2️⃣, mas não é a mesma coisa porque agora já tens conta na AR...).

AR_8.jpg

A janela que aparece mostra os dados que preencheste ao criar a conta. Se estiver tudo bem, clica - pela última vez hoje - em "Assinar". Se houver algum engano, clica em "Alterar". (Se já tinhas criado conta há muito tempo, a validade do cartão de cidadão pode estar desatualizada, por exemplo.). 

AR_9.jpg

8️⃣ A janela seguinte mostra o fim do percurso da tua assinatura na iniciativa. Parabéns, conseguiste da maneira mais difícil! 

AR10.jpg
(Na verdade, a mensagem diz algo mais: 😉)

AR10.jpg

9️⃣ Agora, só te falta falares com a tua família, os teus vizinhos e amigos, colegas do ginásio e divulgares esta Iniciativa Legislativa de Cidadão, que é mais do que justa. Podemos contar contigo?

🔟 Olha, podes partilhar este passo-a-passo as vezes que quiseres, mas talvez consigas mais assinaturas se partilhares o Google Forms:

https://tinyurl.com/reposicionamento

qr_code_forms_2.jpg

 Muito obrigada por estares desse lado!

 

P.S. - Se tiveres amigos professores e eles não souberem desta situação (da injustiça no reposicionamento e/ou da Iniciativa Legislativa de Cidadão para a resolver) ou se te disserem que já está tudo a ser resolvido com a devolução do tempo congelado, diz-lhes que estão enganados. Eu também estava na ignorância até há um ano e tal. O roubo dos anos de serviço começou há 20 anos e a injustiça (de uns terem o tempo todo contado, e outros não) já dura há mais de sete. Também estive a dormir (e a casar, a ter filhos, a criar um blogue, etc. e tal), mas já acordei!

 

1 comentário

Escrever palavras mágicas