Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (13, 12, 10 e 3 anos).

StayAway Covid

Sabia que...?

17.10.20 | Bruxa Mimi

O Rogério instalou a aplicação logo que foi lançada. Eu instalei-a há uns dias.

Este post não é sobre a desejada (pelo Governo) obrigatoriedade de instalação.

 

Sabiam que a aplicação não transmite informação sobre o local onde a pessoa (quer dizer, o telemóvel da pessoa!) está? Eu li todo o texto sobre a parte legal da aplicação. Ao contrário de tantas outras informações legais com as quais concordamos sem ler/perceber, para usarmos alguma aplicação, esta tem um texto compreensível sobre o seu funcionamento. Dois dias depois de ter lido, não sou capaz de explicar pormenorizadamente o processo, nem sei usar os termos corretos. Mas ainda me lembro do essencial.

A StayAway Covid guarda apenas o registo (criado na altura em que dois telemóveis que tenham a aplicação a instalada e a funcionar - se o telefone estiver em "modo avião", por exemplo, não está a funcionar! -estão próximos um do outro durante, pelo menos, 15 minutos - e não dez, como se diz por aí), durante 14 dias. No caso de um dos dois telemóveis vir a receber um código devido a um teste positivo, o outro será notificado sobre o risco de ter sido contagiado no dia tal, à hora tal (mas não diz o local onde isso aconteceu). Ao fim de 14 dias, o tal registo é automaticamente apagado.

 

Sabiam que, quando um médico gera um código na aplicação devido a um teste positivo e o partilha com a pessoa diagnosticada, a pessoa tem apenas 24 horas para colocar o código na aplicação? Ou seja, a pessoa pode ter instalado a aplicação e pretender usá-la, mas não pode demorar um dia inteiro a digerir a notícia de que é portadora do vírus, sob pena de a aplicação não servir de nada para as pessoas que estiveram em contacto com ela nos tais 15 minutos ou mais, pois não serão notificadas.

 

5 comentários

Escrever palavras mágicas