Desde que começou com febre, na segunda-feira, a Magia já foi à pediatra, que não lhe receitou nada ("tem uma ligeira inflamação no ouvido esquerdo, que talvez evolua para otite, e talvez não"). Isto no fim de terça-feira.
Na quarta-feira de manhã, o Rogério achava que devíamos levar a Magia às urgências. Eu achava que não, já que tinham passado pouco mais de 12 horas desde que fora vista pela pediatra e atendendo a que podia "trazer" do hospital mais doenças do que as que levava.
Como era a minha vez de ficar com a bebé (na véspera ficara o Rogério), a decisão de ir ou não ir estava nas minhas mãos. Em consciência continuava a achar que não a devia levar, mas quis ouvir uma opinião de especialista, para "desempatar".
Telefonei para o "SNS 24" (conhecido por "Saúde 24") e contei o historial à enfermeira que me atendeu, inclusive a diferença de opinião relativamente a levar naquela altura a Magia ao hospital. A enfermeira fez-me as perguntas que considerou adequadas, ouviu a respiração e a tosse da Magia pelo telefone e considerou que não devia levar a Magia ao hospital, porque não lhe parecia que se tratasse de uma urgência, mas disse-me que considerava que devia levar a Magia ao Centro de Saúde, para ser vista naquele dia. O motivo principal para achar isso era a tosse da Magia - dava-lhe a impressão que a bebé estava "encharcada" na zona pulmonar. A enfermeira disse ainda que ter ligado para o SNS 24 tinha alguns benefícios, como a garantia de que a Magia teria consulta no Centro de Saúde naquele dia, a partir do momento em que ela [enfermeira do SNS 24] enviasse informação e a recomendação para que atendessem a Magia. Quanto à hora do atendimento, disse-me para telefonar para o Centro de Saúde a perguntar quando é que seria a consulta (explicando que ligara para o SNS 24 e me tinham tido para lá ir)...
Já me imaginava a não poder ir dar as aulas da tarde, mesmo tendo a minha mãe disponível para ficar com a Magia após o almoço. E estava certa. #sóquenão
Espero que a Magia recupere rápido. Também uso frequentemente essa linha de atendimento telefónico porque tento evitar sempre as urgências. Acho que nos deixa um pouco mais descansadas porque fazem o despite de uma série de doenças graves e assim libertam -nos um bocadinho do sentimento de culpa de não irmos ao hospital. 😉