Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alheia a tudo... ou talvez não!

Blogue da Bruxa Mimi. Marido: Gato Rogério. Filhos: "Vassoura", "Varinha", "Feitiço" e "Magia" (13, 11, 10 e 2 anos).

Tutorial: "Como deixar de ver posts chatos no Facebook"

28.12.17 | Bruxa Mimi

Tutorial - Nome pomposo para um texto que nem sei como vai sair...

 

A Mami queixou-se acerca de alguns posts de "amigos" (trabalho a quanto obrigas!) que lhe aparecem no feed de notícias. Eu propus partilhar uma maneira de deixar de ver tais posts (sem "desamigar" as pessoas, obviamente). 

 

Para partilhar, precisei de pesquisar, pois, apesar de saber que era possível, não costumo utilizar esta ferramenta de limpeza do feed de notícias. Em boa hora pesquisei, porque acabei por descobrir uma maneira muito mais eficiente do que aquela que vagamente conhecia. (À custa disto, este post sofreu uma transformação a meio caminho, e os "Print Screen" iniciais foram para o lixo.)

 

Na "Página inicial", do lado esquerdo, por baixo do vosso nome, encontram o "Feed de notícias". Se passarem com o cursor do rato, aparece-vos uma janelinha: 

2017-12-28 (6).png

Ao clicarem em "Editar Preferências", abre-se outra janela:

2017-12-28 (7).png

 A segunda opção ("Deixa de seguir as pessoas para deixares de ver as suas publicações") é a que vos interessa, para efeitos de "limpeza". Cliquem nela e verão aparecer tudo aquilo que seguem, quer amigos, quer páginas de marcas, blogues, etc. Se quiserem fazer limpeza parcial, cliquem em "todos" para escolherem, por exemplo, fazer limpeza só dos posts dos amigos ("Apenas amigos") .

2017-12-28 (9).png

 À medida que clicarem numa página, por baixo aparece "Seguimento cancelado". Se se enganarem, cliquem novamente e as palavras desaparecem. Quando terminarem, não se esqueçam de clicar em "Concluído", sob pena de ficar tudo na mesma depois de terem tido o trabalho de seleção!

 

Mais tarde, podem querer voltar a ver posts de determinada pessoa. É para isso que serve a terceira opção nas "Preferências" ("Volta a ligar-te às pessoas que deixaste de seguir"):

2017-12-28 (10).png

 Aqui o processo é exatamente o mesmo, com a diferença que, quando clicam em alguma imagem, o que aparece por baixo é "A seguir". Recordo que têm de clicar em "Concluído" para que as alterações sejam concretizadas.

 

Podem usar e abusar desta ferramenta de limpeza (especialmente tu, Mami!). As outras pessoas nem sonharão que deixaram de entupir o vosso "Feed" com (o que para elas não é) lixo!

 

Espero que o tutorial esteja claro. Deu-me gosto fazê-lo!

 

Adenda: Num comentário, a Fátima apresentou uma maneira mais prática de obter o mesmo resultado. Aqui a partilho. No Feed de Notícias, ao verem um post qualquer que não vos interessa, se decidirem que é altura de deixar de ver posts daquela pessoa, devem clicar nos três pontinhos que se encontram do lado direito do post, em cima:

2017-12-28 (11).png

Se a pessoa partilhou um post alheio, as primeiras opções dizem respeito ao autor do post original (no exemplo, é "Milton Nascimento - A Música de Milton Nascimento") e podem escolher não ver mais nada desse autor, independentemente de trinta amigos vossos futuramente partilharem coisas dele. Se o objetivo for deixar de seguir o amigo que fez essa partilha, podem ter que clicar em "Vê mais 3..." para o poderem fazer.

2017-12-28 (12).png

 Como podem ver, em azul está a opção "Não seguir Margarida". Clicando nela, fica o "problema" resolvido e aparece a hipótese de aceder às "Preferências do Feed de Notícias" (que corresponde à segunda imagem deste post), se quisermos aproveitar e limpar a casa toda.

 

Considero que a forma que a Fátima referiu é mais prática porque se vai limpando à medida que se vê lixo.

Escrever palavras mágicas:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.